Foto: Pablo Iglesias
É possível, e até provável, que vereadores tenham frequentado o Palacete da Vale Machado na sexta-feira, 1º de agosto. Inclusive porque as férias (ops, recesso) de julho terminaram no dia anterior.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Certo, porém, é que as atividades meeesmo iniciam é nesta segunda (4), com sessão plenária ordinária marcada para a terça (5). Também já devem ser retomadas as funções de diversos colegiados em funcionamento no Legislativo. Vale para as comissões permanentes, com também para as especiais, temporárias e as frentes parlamentares. Todas terão várias pautas a encaminhar, por certo.
Dito isto, o que há de mais polêmico (interessante?) na agenda, ninguém duvida, é a questão a ser resolvida na Comissão de Constituição e Justiça. Que, pelo cronograma, tem reunião terça, às 14h.
Se trata aqui, do parecer do ouvidor Tony Oliveira, do Podemos, quanto à análise de um pedido de afastamento de Tubias Callil da extinta CPI da Corsan porque ele teria “interesse particular” na apuração – segundo o pedido feito pela própria empresa, que também pode redundar, no extremo, até no processo de cassação do vereador do PL. Tony teve até 15 de julho (quando completou o 30º dia) para apresentar o parecer, mas não só não entregou como também não apareceu. Em função do sumiço do Tony, agora ele terá de se explicar ao colegiado.